No local passam a funcionar a Academia Municipal de Dança Juliana Grassi e a sede da Academia de Letras de Pará de Minas
A Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, inaugurou, na noite do dia 20 de setembro, a revitalização do Centro Literário Pedro Nestor, onde passam a funcionar a Academia Municipal de Dança Juliana Grassi e a sede da Academia de Letras de Pará de Minas.
Durante a inauguração, foram realizadas apresentações do grupo Melisma, fundado e regido por Juliana Grassi, de alunas da Missaka Escola de Dança e do Tenor Samuel Lopes, que apresentou o Hino Nacional, o Hino de Pará de Minas e o Hino do Centro Literário. A cerimônia foi encerrada pelo grupo Os Mísseis, cuja história começou nas antigas horas dançantes realizadas no local, nos anos 70.
O Prefeito Elias Diniz descreveu a noite como “magnífica”. Segundo ele, o local servirá para a população usufruir de vários momentos que envolvem arte e cultura. “Este espaço é do povo. Ele foi transformado para que, após mais de 30 anos, pudesse ser devolvido aos pará-minenses. Um presente pelos 162 anos de nossa cidade”.
A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, destacou a história do prédio do Centro Literário, que é tombado pelo patrimônio histórico. Mas também fez questão de ressaltar a modernidade da nova estrutura. “O prédio foi totalmente revitalizado. Conta com acessibilidade, elevador. Ou seja, é uma obra à altura do nosso povo. Ficamos honrados em poder participar de tudo isso, principalmente em um dia tão especial como é o aniversário de Pará de Minas”.
O Deputado Federal Diego Andrade também esteve presente à cerimônia, e ficou emocionado com o “brilho nos olhos” das pessoas diante do novo Centro Literário. “É uma oportunidade de cuidar da alma, através da cultura e da arte. Foi também uma bela homenagem à Juliana Grassi, uma grande artista, que deixou uma bonita marca na cidade”.
Quem também se disse honrado por contribuir para a inauguração do novo espaço foi Guilherme Diniz, Gerente do Centro Literário. “Este lugar atravessou gerações. Inclusive, meus pais se conheceram aqui, então tem um duplo significado para mim: pessoal e profissional”.
De acordo com o Gerente, o espaço promete ser multifuncional, já que, além das diversas atividades na Academia de Dança, haverá um incentivo à realização de atividades literárias, como palestras, workshops e cursos. “Um dos nossos objetivos é estreitar os laços entre a Academia de Letras e as escolas, para que as crianças tomem gosto, desde cedo, pela leitura e pela escrita”.
Para as aulas na Academia de Dança Juliana Grassi, já há 200 alunos matriculados, segundo a Responsável pela Academia Municipal de Dança, Sandy Silva. “Já temos lista de espera e iniciamos as atividades já no dia 22 de setembro, com muito amor, alegria e dança”.
São ofertadas aulas de balé (a partir de 6 anos de idade) e danças urbanas (a partir de 5 anos de idade), de segunda a quinta-feira, em diferentes horários, durante o dia e à noite.
O Centro Literário Pedro Nestor está aberto à visitação da população, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 estão sendo respeitados.