Psicóloga Marina Saraiva foi a responsável pelo evento, que contou com a presença de vários idosos
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu, nesta segunda-feira (27), no Salão Nobre Amedeo Grassi, na Casa da Cultura, uma roda de conversa com o tema “Setembro Amarelo: Juntos pela Valorização da Vida”. O evento abriu a Semana Municipal do Idoso em Pará de Minas, que contou com outras ações ao longo da semana.
Quem conduziu a roda de conversa e proferiu uma palestra sobre o tema foi a Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Marina Saraiva. Ela explica que utilizar o termo “valorização da vida”, em vez de falar em “prevenção ao suicídio”, é mais adequado.
“Apesar de a ideia ser justamente prevenir, o gatilho que desperta em nós quando falamos essa palavra (prevenção) pode gerar ainda mais atitudes e pensamentos não saudáveis. Então, a proposta é valorizar a vida, o que inclui práticas de gratidão e o reconhecimento da importância do elogio e das relações saudáveis”, afirma Marina.
Ela diz que o encontro com os idosos é uma oportunidade única para conversar sobre a necessidade de buscar um novo olhar sobre a chamada “melhor idade”. “Pessoas desse grupo têm adoecido e desenvolvido transtornos mentais. Nós temos de começar a resgatar a utilidade deste momento da vida, que muitos consideram inútil”.
A Psicóloga também fez questão de ressaltar a existência de serviços da Secretaria Municipal de Saúde voltados para o cuidado da saúde mental. “Temos as UBS’s, com equipes multiprofissionais, incluindo psicólogos, agentes de saúde, enfermeiros, assistentes sociais e vários outros profissionais que podem auxiliar nesse cuidado. Além disso, há os equipamentos de urgência da Saúde Mental, como o Cersam (Centro de Referência em Saúde Mental) e o Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)”, orienta.
Para o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, o maior tesouro do mundo é o ser humano. Por isso, ele acredita que a Semana Municipal do Idoso começou bem ao tratar da valorização da vida. “Estamos fazendo estas ações intersetoriais, em que Assistência Social e Saúde andam juntas, para que as pessoas sintam-se acolhidas pelo poder público”, afirma o Secretário.
Um dos idosos que participaram do evento, o aposentado José Cândido da Silva, de 82 anos, diz que gostou muito do evento, e saiu motivado pelas mensagens positivas deixadas pela Psicóloga Marina Saraiva durante a roda de conversa. “Nós vamos amadurecendo aos poucos. Até hoje, eu, com essa idade, tenho muita coisa a aprender. Então poder assistir a uma palestra é muito bom. Escutando mais a gente aprende mais”, observa José Cândido.