Infraestrutura, saneamento básico e saúde estão entre os itens mais votados pelos pará-minenses
Foram divulgados, no último dia 1º de dezembro, os resultados da consulta popular para indicação de obras a serem executadas pela mineradora Vale como reparação aos prejuízos causados pelo rompimento de sua barragem em Brumadinho. Pará de Minas foi uma das 26 cidades atingidas pelo desastre ambiental que puderam participar da consulta, em que 10.843 participantes apontaram áreas que consideram prioritárias para receber recursos e projetos na reparação socioeconômica.
A Consulta Popular é uma fase consultiva do Acordo Judicial assinado em 4 de fevereiro de 2021 e vai contribuir para que os compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública – definam a lista final dos projetos a serem executados pela Vale nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
Local do rompimento das barragens e município mais atingido, Brumadinho teve a maior participação registrada, com um total de 2.551 pessoas. Apesar de Pará de Minas estar entre os municípios que registraram maior participação (foram 456 pessoas no total), o Prefeito Elias Diniz reconheceu que a participação poderia ter sido maior. No entanto, ele vê a baixa adesão como um sinal de confiança da população nas decisões tomadas pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.
“A consulta serviu para nós reafirmarmos o que já vem sendo planejado e executado. Diante dos resultados, vamos poder colocar em prática as obras no Município, a partir do segundo semestre de 2022, com a Vale e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), que fará a auditoria do processo.”
No geral, as áreas para investimentos mais priorizadas nos municípios consultados foram Saúde e Infraestrutura Urbana e Rural. Confira quais foram os temas e subtemas mais votados em Pará de Minas (com o percentual de participantes que escolheram cada subtema proposto):
Infraestrutura Urbana e Rural
Melhorar a estrutura das estradas, ruas, pontes e dos acessos rodoviários – 79,6 %
Melhorar a iluminação pública, o acesso público à internet, investir em energia fotovoltáica e instalar câmeras de segurança – 70.8%
Água, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos
Construir rede de coleta e drenagem da água da chuva – 64.0%
Saúde
Construir e equipar um Bloco de Hemodiálise – 50.7%
Reformar e ampliar o Hospital Padre Libério – 48.9%
De acordo com Elias Diniz, os resultados estão dentro do que a Prefeitura já vem colocando como prioridade. “A saúde, por exemplo, estará sempre em primeiro lugar para nós. Então é importante que a população tenha essa sensibilidade com o Hospital Padre Libério, por exemplo, para que a gente possa, de fato, implementar o Bloco II e construir um verdadeiro centro cirúrgico e de imagem.”
Ainda segundo o Prefeito, o valor repassado pela Vale, de cerca de R$ 83 milhões de reais, somado à arrecadação municipal por meio dos tributos pagos pelo cidadão, permitirão que, nos próximos anos, diversos investimentos sejam feitos em áreas como educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e segurança.
“Planejamos mudanças no trevo da entrada principal, ruas serão asfaltadas e daremos uma atenção especial à zona rural, que tem um papel importante na economia de Pará de Minas. São muitas ações, que impulsionarão o desenvolvimento de nossa cidade”, completa.