Exposição reúne quadros gigantes do artista plástico Geraldo Lacerdine.
A Casa da Cultura de Pará de Minas recebe a partir desta terça-feira, 6 de novembro, a exposição “Sagrado Primitivo: O intermédio de Dois Mundos”, do artista plástico pará-minense Geraldo Larcerdine. A mostra vai reunir 27 quadros pintados com a técnica de acrílica sobre tela com aplicação de folha de ouro.
Lacerdine expõe em sua cidade natal pela primeira vez, em seus 20 anos de carreira. “Para mim é uma experiência incrível. Acabei organizando minha carreira fora de Pará de Minas, inclusive já expus na Europa, nos Estados Unidos, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Agora, por causa de uma conexão entre o Padre Geraldo Gabriel e a Secretaria de Cultura, estamos conseguindo trazer a exposição Sagrado Primitivo”, disse o artista.
A exposição reúne telas gigantes, a maior delas, intitulada Sagrado Coração, tem 3 x 6 metros. “Quem vier, verá uma releitura das pinturas sacras ortodoxas e romanas. Fiz uma releitura para a arte contemporânea dessas obras, destacando a dimensão da inclusão social na pintura sacra brasileira”, explicou Lacerdine.
A exposição montada com o apoio da Prefeitura de Pará de Minas poderá ser visitada até o dia 28 de novembro. A abertura será marcada por um evento no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. “Toda vez que levo a exposição para uma cidade, faço uma apresentação da obra. Cada tela tem uma história que fundamenta o quadro. Então, no dia 6 de novembro, às 19h30, faremos uma apresentação com viola caipira, e vou contar a história dos quadros a partir da música”, disse Geraldo Lacerdine que lembrou também que toda a programação é gratuita e dedicada a pessoas de todas as idades.
A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.