Com recorde de inscrições, a Mostra abriu portas para promover a visibilidade das artes produzidas na cidade e região.
Nesta quarta-feira, 16 de maio, a comissão avaliadora selecionou as 10 cenas curtas de teatro e dez números de dança para se apresentarem nos dias 21 e 22 de julho de 2018, no Teatro Geraldina Campos de Almeida, às 20 horas, dentro da 4ª Mostra de Cenas curtas de Teatro e Dança de Pará de Minas. A comissão de jurados foi composta por Charles Teles, produtor cultural, diretor teatral e organizador do FIT – BH, Thássila Andrade, formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dande e Vagonova e Zanilda Gonçalvez, diretora teatral e coreógrafa. “A seleção foi bem difícil, porque o pessoal teve bastante cuidado em desenvolver seu trabalho. Na dança selecionamos as propostas melhores redigidas. Observamos as coreografias gravadas que foram enviadas, se elas condiziam com o tema que foi abordado, musicalidade, compasso e o que a coregrafia propõe passar para o público”, disse Thássila Andrade.
O jurado Charles Teles ressaltou a importância da organização do artista para redigir uma boa proposta para o critério de seleção. “Hoje em dia todos os artistas vivem de Leis de Incentivos. Preenchemos formulários o tempo todo sobre esses editais. É bom saber como preencher uma proposta, com uma boa justificativa e o objetivo da mensagem. Além de valorizar o trabalho do artista, facilita demais nas seleções,” disse. Para Zanilda Gonçalves, “a Mostra funciona como uma forma de fazer com que os artistas se organizem, estudem e trabalhem para atingir o melhor nível técnico possível. Para a cidade fica o conhecimento sobre estes artistas e o estímulo às suas criações. É também um projeto de inclusão por abranger uma diversidade de estilo e grupos de vários segmentos culturais.
Foram 51 propostas inscritas, sendo 31 de teatro e 20 de dança. “Foi um recorde de inscrições dentre todas as edições que fizemos até hoje. Os jurados tiveram um cuidado especial para selecionar as 10 melhores propostas de teatro e de dança devido ao bom projeto das cenas anexado à ficha de inscrição e ao número expressivo de propostas”, disse o diretor de Cultura José Roberto Pereira.
A Mostra é aberta aos artistas de Pará de Minas e região com a finalidade de criar um intercâmbio entre a classe artística e a produção cultural de cada cidade. Nesta edição a Secretaria recebeu inscrições de sete cidades mineiras o que eleva a visibilidade e credibilidade deste projeto de fomento às artes da Secretaria Municipal de Cultura. Cada grupo selecionado receberá uma ajuda de custo no valor de R$300. No dia da apresentação, um número de dança e uma cena de teatro, poderá receber um prêmio especial de R$500, por meio de uma votação plateia, que elegerá a cena que mais gostou.
Os nomes selecionados foram:
- Teatro:
1. A Madame – Lucas Guimarães – Belo Horizonte
2. A Mulher que dormia com gatos – Cláudio Márcio de Lima – Belo Horizonte
3. Terror e miséria do terreiro Reich – Marco Antônio Rodrigues – Belo Horizonte
4. Sorrisos Amarelos – Fabíola de Moura Soares – Ribeirão das Neves
5. Chapeuzinho Vermelho – Mariana Maiza Damião – Pará de Minas
6. Fala baixo se não eu grito – Marta Morais – Pará de Minas
7. Amor não tem idade – Lucimara Santos M Ferreira – Pará de Minas
8. Amigas até que o Crush as separe -Regina Gonçalves de Oliveira – Pará de Minas
9. Monólogo “Leito da Terra” – Luz Marina Rosa – Pará de Minas
10. A fantástica saga de Tonho Estrela – Geralda de Aparecida de Andre Simões – Nova Serrana
- Dança:
1. Siron – Maria Inês Missaka – Pará de Minas
2. Antonias – Sormano Oliveira – Pará de Minas
3. Direito das Gloriosas – Lucas Samuel Gonçalves – Pará de Minas
4. Suspenso – Cleiton Figueiredo – Belo Horizonte
5. Reflexão – Adriano Oliveira – Pará de Minas
6. Adeus – Alcione Franco – Pará de Minas
7. Último dia – Cintia Aparecida Martins Ferreira – Pará de Minas
8. Ubuntu – Sandi Cristina da Silva – Tavares
9. Jongo / Caxambu – Walace Souza – Pará de Minas
10. Paixão mundial – Ana Paula Lopes – Pará de Minas
- Jurados:
Charles Teles – Produtor cultural, diretor teatral e organizador do FIT – BH
Thássila Andrade – Formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dande e Vagonova
Zanilda Gonçalvez – Diretora teatral e coreógrafa