O Dia D de Vacinação, agendado para o próximo sábado, foi cancelado pelo Ministério da Saúde
Com a liberação de mais um lote de vacinas pela Gerência Regional de Saúde a Pará de Minas, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe continua nesta sexta-feira, 8 de maio, na Policlínica e em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento ao público alvo da campanha será iniciado às 7h30. Para evitar filas, a partir das 7 horas, serão distribuídas senhas de acordo com a quantidade de doses disponíveis em cada local.
Deverão ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, além de profissionais das forças de segurança e salvamento. Indivíduos acima de 55 anos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino também poderão ser vacinados.
A continuidade da imunização somente foi possível após a liberação de uma nova remessa de vacinas pela Gerência Regional de Saúde, nesta quinta-feira. O órgão está destinando para todos os municípios de sua área de abrangência pequenos lotes semanais. Por isso, a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, orienta os interessados na vacina a ligarem para as UBSs antes de saírem de suas casas. Assim, ficarão informados sobre a disponibilidade ou não das doses.
Com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas na Policlínica e nas UBSs, a Secretaria de Saúde mantém um fluxo especial de trabalho, que agiliza a conferência da documentação exigida. A apresentação do Cartão de Vacinação é necessária por todas as pessoas. Doentes crônicos devem apresentar ainda a receita médica que comprove a comorbidade. Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo precisam portar também a Carteira Nacional de Habilitação, das categorias C, D e E. Para os professores será necessária a apresentação de contra-cheque ou outro documento que comprove o exercício da função.
O Dia D de Vacinação Contra a Gripe, inicialmente agendado para o próximo sábado, 9 de maio, foi cancelado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o governo federal, a medida foi tomada com o objetivo de evitar as aglomerações de pessoas e reduzir possíveis contágios nos ambientes de vacinação, em função do momento atual da covid-19 no país.