Novas medidas foram estabelecidas devido à Onda Roxa
Em virtude da pandemia da Covid-19 e da instituição da Onda Roxa em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde alterou as ações desenvolvidas nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Foram implementadas medidas com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e profissionais envolvidos nos serviços.
De acordo com a enfermeira Ana Clara Meytre, Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, foram definidas estratégias alinhando os serviços da Atenção Primária, do Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (ENTRELAÇOS), do Centro de Convivência e Cultura da Saúde Mental e da Residência Terapêutica.
Um documento, estabelecendo os critérios para o atendimento aos usuários desses serviços, foi elaborado pela equipe da Secretaria de Saúde. “Produzimos uma nota técnica informando sobre medidas de segurança, higiene e distanciamento que devem ser implementadas, para que possamos garantir a assistência programada, sem expor os usuários a nenhum tipo de risco”, afirmou Ana Clara.
A Referência Técnica da Secretaria lembra também que, atualmente, o CERSAM e o CAPS AD estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.