Temas variados, relacionados à educação dos filhos, serão abordados em bate-papos com os pais.
Com o objetivo de contribuir para o atendimento psicológico prestado a crianças e adolescentes atendidos por seus psicólogos, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um trabalho inédito na rede pública de Pará de Minas: a promoção regular de palestras com temas variados, relacionados à parcela infantojuvenil da população. A primeira delas, sobre os desafios enfrentados na educação dos filhos, aconteceu na última terça-feira, no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho.
Bruna Oliveira, psicóloga que atua no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC), explica que a iniciativa em promover as palestras surgiu da necessidade de conversar com os pais sobre suas dúvidas e dificuldades enfrentadas com o crescimento das crianças.
O psicólogo Marco Vinícios José da Silva, foi o responsável pelo bate-papo inaugural com os pais. “O objetivo da palestra foi tratar de assuntos da atualidade e orientar os pais. Falamos da tecnologia, por exemplo, que tem um lado positivo e um negativo. “Muitas vezes os pais não monitoram o que seus filhos acessam pela internet e eles acabam recebendo conteúdos prejudiciais. A gente percebe que eles não conseguir lidar com tantas informações, de maneira muito efetiva pra vida deles”, explicou. De acordo com Marco Vinício, são crescentes os problemas enfrentados tanto por crianças, quanto por adolescentes, como crises depressivas, de ansiedade e conflitos familiares, além do uso de álcool e de outras drogas, que acabam gerando distúrbios comportamentais e dificuldades de aprendizagem, por exemplo. “É necessária uma intervenção rápida da família. É preciso orientar os pais para que eles consigam fazer alguma coisa para ajudar seus filhos”, alertou.
Um dos pais presentes à palestra, Arnaldo Quintiliano de Oliveira, considerou que iniciativas como essas são muito importantes. “As vezes, temos dificuldades em lidar com os nossos filhos, à medida que eles vão crescendo. A gente fica sem saída, querendo procurar uma ajuda. Essas palestras vão facilitar muito o dia a dia da gente com os filhos”, explica.