Semanalmente, dez pacientes são submetidos ao procedimento no Hospital N. S.ª da Conceição.
Nessa terça-feira, 21 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, recomeçou a realizar cirurgias de catarata. A retomada dos procedimentos só foi possível depois que a Prefeitura de Pará de Minas contratou o serviço com o Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Inicialmente serão realizadas 10 cirurgias por semana, que é a capacidade do prestador de serviços, mas já estamos projetando um possível mutirão, para acelerarmos a fila”, explicou Paulo Duarte, Secretário Municipal de Saúde. Segundo ele, atualmente 300 pacientes aguardam a cirurgia em Pará de Minas.
“A própria Secretaria Municipal de Saúde gerou esta demanda, ao contratar um oftalmologista. A partir do momento em que esse especialista passou a atender na rede municipal de saúde, passamos a ter muitos casos de indicação da cirurgia. Em dezembro, conseguimos zerar a fila de espera”, explicou. De acordo com Paulo Duarte, elas foram paralisadas porque o Governo do Estado deixou de enviar a Pará de Minas os recursos do Pro-Hosp, que poderiam custeá-las. Para garantir a continuidade desses procedimentos, a Prefeitura assumiu esta responsabilidade e pactuou o serviço com o Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Mais uma vez, o Governo do Estado descumpriu a parte dele com a saúde e o Município assumiu essa responsabilidade. Esperamos que os recursos voltem a ser destinados, para que possamos alavancar as cirurgias de catarata em Pará de Minas”, acredita Paulo Duarte.
A realização dessas cirurgias segue o mesmo trâmite dos demais procedimentos regulamentados pelo SUS. Primeiro, o paciente que recebe um encaminhamento para a operação deve encaminhar o pedido ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Lá, uma médica auditora avalia quais são os casos prioritários e a cirurgia é agendada.