Capacitação visa criar Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti
Nessa quinta-feira, 31, servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram da Oficina para Elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento do Aedes aegypti. O evento foi coordenado pela Gerência Regional de Saúde de Divinópolis e contou com a presença de servidores da área da saúde de vários municípios da região.
Rogério Rocha, Referência Técnica da Gerência Regional de Saúde, explicou que apesar de o projeto ser realizado todo ano, desta vez o papel das microrregionais foi colocado em atividade. “Ao invés dos municípios enviarem seus planos, nós estamos indo até os municípios. A ideia da microrregional é estudarmos as situações de saúde dos municípios que são afins, municípios que têm realidades próximas e que fazem limite uns com os outros. E no serviço de saúde um município converge estratégias de outro município pela similaridade” explicou Rogério Rocha.
Como ressaltou Rogério Marinho, Agente de Combate à Endemias, o objetivo da oficina é traçar estratégias de enfrentamento para possíveis casos de dengue. “Estamos fazendo previsões, número de médicos, enfermeiros, agentes de combate à endemia, materiais de trabalho e uma diversidade de coisas que vem para fortalecer e dar condições ao nosso trabalho. É isso que estamos vendo aqui hoje. Essa oficina fortalece as nossas ações. Procuramos trabalhar em equipe porque juntos somos mais”, disse Rogério Marinho.
Além de Pará de Minas, integram a microrregional de saúde os municípios de São José da Varginha, Igaratinga, Onça de Pitangui, Pitangui, Conceição do Pará, Leandro Ferreira e Nova Serrana.