Moradores e funcionários foram testados nessa segunda-feira, 27.
No último sábado, 25 de julho, servidores que atuam na área da saúde em Pará de Minas estiveram na Cidade Ozanan e em conversa com a enfermeira técnica responsável, observaram que apesar dos pacientes estarem assintomáticos, havia a suspeita de contaminação. Essa suspeita se deu a partir das notificações realizadas pelo Centro de Atendimento Padre Libério, que identificou três pacientes sintomáticos entre 24 e 25 de julho. A partir dessa visita, foi estabelecido um acompanhamento especial pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD Covid-19 com os funcionários e residentes do asilo.
Na segunda-feira, 27 de julho, a EMAD Covid-19 esteve na Cidade Ozanan para avaliação médica em funcionários e idosos que lá residem. Na oportunidade foi realizado o teste sorológico rápido para Covid-19 que, por meio da coleta de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos do vírus no organismo do indivíduo e permite saber se a pessoa teve ou não contato com o novo coronavírus.
No total, 87 pessoas foram testadas e 13 tiveram resultado positivo, dois funcionários e 11 são moradores. Os funcionários foram encaminhados imediatamente para isolamento domiciliar. Dos 11 residentes, um foi encaminhado para internação e dois para avaliação laboratorial no Centro de Atendimento Padre Libério. Os demais, por estarem assintomáticos, foram isolados em uma segunda casa existente na instituição.
Seguindo todas as recomendações e atuando de acordo com o protocolo assistencial do Ministério da Saúde, a Cidade Ozanan aumentou o quadro de funcionários. Nesta terça-feira, 28, uma nova testagem foi realizada e dos 9 novos funcionários, dois deles apresentaram resultado positivo. Para assegurar assistência diária na instituição durante o período de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a contratação de mais um médico e um enfermeiro, e enquanto esta contratação não é consolidada a EMAD Covid-19 fará o acompanhamento diário na Instituição.