Na rotatória da Praça de Esportes, houve erro de execução do projeto pela empreiteira. Problema será corrigido sem custo para a Prefeitura.
As obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas seguem com o cronograma em dia e em breve devem ser concluídas. Com um investimento de mais 3 milhões de reais, toda a extensão da via ganha cara nova e novo fluxo de veículos e pedestres com a construção de rotatórias e pista de caminhada no canteiro central. A via também terá iluminação de led, novas faixas de travessia de pedestres, jardinagem moderna, pontos de ônibus e reestruturação da Praça Simão da Cunha. “Estamos chegando à fase final, vamos iniciar o projeto de paisagismo, sinalização viária horizontal e vertical. Em relação à acessibilidade, todas as normas estão sendo cumpridas, o projeto foi desenvolvido dentro do padrão”, explicou Júlio Oliveira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Uma das principais partes do projeto da nova Presidente Vargas é a construção de uma rotatória em frente a Matriz de São Francisco e ao Clube Praça de Esportes do Pará. Depois de praticamente concluído o trabalho, foi constatado no local um erro na execução do projeto, por parte da construtora. “Não foi um erro de engenharia, foi um erro de execução da obra. O projeto já constava o canteiro, mas ele está tomando um pouco mais de espaço da via do que o previsto. Como se trata de um erro de execução, ele será corrigido pela própria empreiteira, sem nenhum custo para a Prefeitura. Já cobramos da empresa a correção do erro e a adequação do canteiro como previsto no projeto”, disse Pedro Henrique Oliveira, Engenheiro de Trânsito da Prefeitura de Pará de Minas.
De acordo com o Engenheiro de Trânsito, o projeto de construção prevê, inclusive, o fluxo de dois veículos ao mesmo tempo dentro da rotatória. “Não temos ali um afunilamento do trânsito, é apenas uma conformação da via para que os veículos entrem na rotatória da forma mais segura”, disse.
Outro objetivo do projeto idealizado pela Prefeitura de Pará de Minas foi a redução no número de acidentes, tanto com motoristas, quanto com pedestres. “Ficou constatado por estatísticas feitas pela Polícia Militar que o índice de acidentes na Avenida já foi reduzido em 30%”, disse o Diretor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Pará de Minas, Pedro Paulo dos Santos Alves.