Prefeitura iniciou a vistoria de veículos deste primeiro semestre de 2019. Carros de aplicativo são vistoriados pela primeira vez.
Começou a vistoria de veículos que fazem o transporte de passageiros e estudantes na cidade. Os primeiros foram os mototáxis que, depois de inspecionadas no dia 10 de janeiro, receberam os selos. Nos próximos dias a equipe vai receber os táxis, carros de aplicativos de transporte, vans escolares e os ônibus da Turi. A vistoria tem a validade de seis meses.
No pátio da Secretaria de Obras, os veículos são inspecionados por um mecânico, que avalia itens como suspensão e freios. Os fiscais da Prefeitura conferem também cinto de segurança, parte interna, estofamento, faróis, retrovisores, para-brisas, lataria e pneus. São checados mais de 100 itens. “Os veículos que passarem na vistoria receberão um selo amarelo com os dizeres ‘Vistoriado. Aprovado. Primeiro Semestre 2019’. É uma segurança a mais para o usuário que também tem a disposição o alvará emitido para o transportador. O motorista também apresenta pra gente atestado de bons antecedentes e atestado médico”, explicou Pedro Paulo dos Santos Alves, Gerente de Trânsito e Transporte Rodoviário.
Nilton José da Silva trabalhará como transportador escolar em Pará de Minas pela primeira vez. Ele já levou a van para ser vistoriada pela Prefeitura. “Eu também sou pai e sei da importância da vistoria para segurança das crianças que são transportadas. Nos dá tranquilidade”, disse.
É a primeira vez que a Prefeitura de Pará de Minas vistoria veículos de aplicativo que agora também atuam legalmente no transporte de passageiros na cidade. “Os motoristas de aplicativo, a medida que foram entrando no final de 2018, foram vistoriados, que valeu para o segundo semestre do ano passado. Agora eles iniciam 2019 fazendo a primeira vistoria do calendário regular da Gerência de Trânsito”, disse Pedro Paulo.
Maurício Antônio Leite é motorista de aplicativo e realizou a vistoria pela primeira vez na quarta-feira, 16 de janeiro. “Pará de Minas saiu na frente de outras cidades por ter regularizado os aplicativos de transporte. Foi uma coisa muito boa, todos agora trabalham com segurança. É bom para os usuários e para os motoristas”, disse.
“Os ônibus da Turi serão vistoriados na garagem da empresa. Levamos o mecânico e os fiscais da prefeitura para conferir item por item dos 30 veículos”, lembrou o Gerente de Trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê punições aos motoristas que fizerem transporte irregular de passageiros. “O veículo pode ser rebocado. O motorista será multado e perderá cinco pontos na carteira”, concluiu Pedro Paulo.