Evento chama atenção para a necessidade de prevenção ao uso de álcool e outras drogas
Começa nesta segunda-feira (21), a VI Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. Promovido pelo Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas), com apoio da Prefeitura Municipal, o evento conta com uma programação diversificada, e vai até o próximo sábado (26). Haverá transmissões ao vivo, um workshop e blitze educativas em sinais.
A enfermeira Viviane Carvalho, Presidente do Comad, acredita que a sociedade vive um momento importante para este tipo de discussão, já que a pandemia e seus desdobramentos, como a solidão ou o aumento da ansiedade e da fragilidade, aumentam as chances de as pessoas recorrerem a essas substâncias. “Quando a gente fala de álcool e drogas, falamos de uma relação: em que lugar está esse uso, essa substância em minha vida?”, observa Viviane.
O impacto desse uso durante a pandemia é tema de uma das lives da Semad, na quarta-feira. Todos os dias, às 20 horas, elas serão transmitidas através do perfil do Comad no Instagram. Quem quiser acompanhar, deverá acessar o perfil @comadpm_oficial.
O workshop, na quarta-feira, tratará da elaboração do Plano Intersetorial de Políticas sobre Drogas, e será realizado no Sindicato Rural. Já no sábado, estão previstas blitze educativas. “Estaremos em vários sinais da cidade, levando mensagens impactantes, que peocam reflexões sobre o uso de álcool e outras drogas”, diz a Presidente do Comad.
A Semad traz convidados até de outras cidades para participarem das atividades, como Tânit Sarsur, especialista em Políticas Públicas com experiência na execução de projetos ligados à política estadual de prevenção ao uso de drogas, e Soraya Romina, da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerais.
Além da Prefeitura, são parceiros do Comad as Polícias Militar e Civil, Comunidade Terapêutica e outros integrantes da comunidade. Clique aqui para acessar a programação completa da Semad.