Programação movimentou vários espaços da cidade.
A V Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas movimentou Pará de Minas entre os dias 24 e 28 de junho. O Comad – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e a Prefeitura realizou uma programação variada que mostrou a importância da prevenção ao uso de drogas.
A abertura da Semad aconteceu na Praça Torquato de Almeida na segunda-feira, 24 de junho. O espaço recebeu a exposição de trabalhos artesanais feitos por usuários do Centro Pop e dos serviços de saúde mental do Município, além de uma apresentação da Banda Musical Estudantil do Caic. Na terça-feira, alunos da Apae e socieducandos dos Promafs assistiram ao filme “A culpa é das estrelas”, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Na quarta-feira, 26, o auditório do Sindicato Rural recebeu o Seminário Municipal de Políticas e Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. Já na quinta-feira a Semad realizou duas rodas de conversa sobre o tema nas escolas estaduais Professor Pereira da Costa e Governador Valadares, além de uma festa junina para usuários do Cersam e do Caps AD. O encerramento da programação foi na manhã de sexta-feira com uma passeata pelas ruas centrais de Pará de Minas. Crianças prepararam cartazes e gritos de guerra contra o uso de drogas.
“A Semad é um convite para a reflexão de um tema superimportante que atinge direta ou indiretamente todas as pessoas. Hoje temos sempre por perto ou conhecemos alguém que tem algum problema com uso de drogas e álcool”, disse Márcia Marzagão, Presidente do Comad.
A Prefeitura de Pará de Minas mantém serviços em vários setores da Administração para atender e acolher pessoas que querem parar de usar drogas. “A Prefeitura tem um tratamento exclusivo que é o oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – Caps AD. Lá nós trabalhamos com pacientes que querem parar ou diminuir o uso e seus familiares. Nós também temos as ações educativas com objetivo de prevenção, fazemos palestras em escolas e rodas de conversa, por exemplo. É um trabalho de combate as drogas feito em conjunto. Não tem como falar desse tema sem falar de rede, por isso sempre contamos com parcerias de todos os órgãos da Prefeitura, especialmente os ligados à saúde e à assistência social”, Viviane Carvalho, Coordenadora do Caps AD e do Cersam.