Evento fez parte da programação da SEMAD.
O Seminário de Políticas Sobre Drogas marcou a abertura oficial da IV SEMAD – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. O auditório do Sindicato Rural ficou lotado. Este ano, a Prefeitura de Pará de Minas e o Comad – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas trazem a importância da participação da família no combate às drogas. “Não basta apenas o pai ter um bom diálogo, eles precisam levar até seus filhos uma informação com muita verdade”, disse Neide Maria de Almeida, Presidente do Comad. “Precisamos trabalhar não só com os profissionais da área, mas também com a população, por isso o tema desse ano é a família”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte.
Quem foi ao Sindicato Rural pode assistir a duas palestras que chamaram a atenção sobre o tema. Uma com a coordenadora do grupo de apoio Amor Exigente, Hilda Silveira, e a mais aguardada da manhã, com o Médico Psiquiatra e Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de Minas Gerais, Aloísio Andrade. “A prevenção começa justamente na infância e em casa. O uso de drogas vai encontrar um campo fértil se essa criança não receber um treinamento, informações pedagógicas e isso que a gente chama de valores éticos e morais. O principal fator causador do uso de drogas indiscriminado é a falta de valores, de motivações e pilares de sustentação do sentido para a vida”, disse.
O seminário marcou também a entrega da premiação do concurso de redações Amo Minha Existência – Escolhas me Fazem Viver, que movimentou escolas da Rede Municipal de Ensino. Os primeiros colocados de cada categoria ganharam uma bicicleta. O evento também teve a participação do Grupo de Teatro Colibri, da Escola Municipal Dona Cotinha, com apresentação da peça O Diabinho Bom.