Evento teve como tema “Pessoa com deficiência e família como protagonista na implementação de políticas públicas”
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Casa dos Conselhos realizaram na segunda-feira, 26 de agosto, na Fapam, o 4º Seminário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que integrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência teve como tema “Pessoa com deficiência e família como protagonista na implementação de políticas públicas”.
O auditório Cônego Hugo ficou cheio, além de pessoas com deficiência, familiares, profissionais de saúde, educação e assistência social participaram do evento. O Prefeito Elias Diniz, o Deputado Federal Eduardo Barbosa, o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Vilson Antônio dos Santos e o Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Pinto Coelho Keuffer Mendonça, marcaram presença. “O Brasil é exemplo para o mundo quando o assunto é direitos e deveres. O que temos é que ter sempre sensibilidade para atender as famílias, levando em consideração seus direitos e deveres. Lembramos que o seu direito não pode atrapalhar o do outro. Tivemos, nesse seminário, um momento de reflexão sobre isso”, disse o Prefeito.
O Deputado Federal Eduardo Barbosa e o Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Keuffer e Bárbara Mendonça, mãe de dois usuários da Apae, participaram de um debate sobre o tema do seminário. “O Seminário teve o objetivo de provocar a sociedade para uma discussão sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência, sendo um enfoque maior na questão dos deveres. Os direitos da pessoa com deficiência devem ser exercidos com uma consciência coletiva. Quando o direito é exercido de maneira equivocada por um, ele acaba prejudicando uma coletividade que exerce de maneira legítima”, disse Alexandre Keuffer.
“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é constituída por uma Lei Federal. A gente tem que focar, em algum momento, no calendário dos municípios brasileiros, uma oportunidade de chamar a sociedade para discutir o tema. Por isso falamos da responsabilidade das famílias, justamente lembrando que as pessoas com deficiência conquistaram muitas leis, mas precisamos cobrar e exigir que elas sejam cumpridas no dia a dia”, comentou o Deputado Eduardo Barbosa.