Desgastes pelo excesso de trabalho durante a pandemia motivaram a criação do núcleo
Na sexta-feira (23), durante o último dia de capacitação dos Agentes de Combate a Endemias, a equipe de agentes recebeu a visita da Dra. Sirlene Alves, Médica pós-graduada em saúde do trabalhador, responsável pela parte médica do Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador – “Cuidando de quem Cuida”. O serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oferece diferentes tratamentos aos servidores municipais da saúde de Pará de Minas, e vem sendo divulgado pela Médica, de maneira presencial, às equipes de saúde atuantes na cidade e na zona rural.
Iniciado em março de 2021, o serviço surgiu devido às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da saúde durante a pandemia. Ele funciona no antigo Posto de Saúde do Dom Bosco, na Rua Londrina, número 305, no bairro Jardim Beatriz.
“Sabemos que, desde o início da pandemia, há uma sobrecarga muito grande de alguns trabalhadores, principalmente da saúde. Há um desgaste emocional e psicológico muito grande, por termos de lidar com um vírus que não vemos, e isso gera insegurança. Sem contar a demanda muito maior de trabalho nesse período”, diz a Médica.
Além do atendimento médico, realizado pela Dra. Sirlene Alves, o serviço conta com uma psicóloga (em contato direto com um psiquiatra, dependendo da necessidade), uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma acumpunturista, uma aromaterapeuta e uma auriculoterapeuta.
A Dra. Sirlene diz que, embora os atendimentos sejam voltados ao adoecimento devido ao trabalho, nada impede que outros tipos de problemas de saúde sejam identificados e o trabalhador encaminhado ao serviço responsável pelo tratamento. “A gente procura dar esse apoio. Às vezes a pessoa não tem tempo para ir a um posto de saúde, marcar uma consulta, pegar um encaminhamento. Então a gente facilita essa parte, para que eles tenham um atendimento priorizado”, ressalta.
Recentemente, a equipe do Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador vem realizando visitas a diversos núcleos da saúde para levar informações sobre os atendimentos ofertados. “Já estivemos em praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em alguns distritos, como Carioca e Ascensão. Fazemos questão de ir pessoalmente divulgar esse trabalho”, completa a Médica.
O servidor interessado em algum tipo de atendimento oferecido pelo Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador pode entrar em contato pelo ramal 4376, ou informar ao coordenador de seu setor sobre o interesse.