Apresentações da Banda Musical Estudantil Caic, de número artístico e discursos marcaram cerimônia.
Com a presença de autoridades, educadores, servidores públicos e estudantes, foi aberta nesta segunda-feira, às 8 horas, na Praça Afonso Pena, a Semana da Pátria. Representações das Escolas Estaduais Governador Valadares, Manoel Batista e Professor Pereira da Costa, além do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria e do Colégio São Francisco de Assis lotaram a praça. O evento também contou com a participação especial da Escola Estadual Torquato de Almeida, que apresentou o Hino Nacional em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e número artístico alusivo à pátria. O orador da cerimônia, Arthur Francisco Oliveira, também é aluno da escola. A Banda Musical Estudantil Caic, da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, executou o Hino de Pará de Minas e outras composições.
Em seu discurso, o prefeito Elias Diniz ressaltou que a Semana da Pátria deve ser momento para que todos os brasileiros reflitam sobre o que cada um pode fazer pelo país. Já o orador Arthur Francisco Oliveira destacou em seu pronunciamento a diversidade racial, as belezas naturais e a riqueza cultural brasileira.
Para facilitar a participação de moradores de diversas regiões da cidade nas sessões cívicas da Semana da Pátria, as cerimônias serão realizadas em diferentes locais. Confira a seguir a programação desses eventos, que acontecerão sempre às 8 horas:
- Dia 4 (terça-feira): Praça Frei Concórdio (São Francisco);
- Dia 5 (quarta-feira): Praça Alfredo Leite (Santos Dumont);
- Dia 6 (quinta-feira): Praça da Bíblia (Recanto da Lagoa);
- Dia 7 – Dia da Independência (sexta-feira): Praça da Independência (Centro).
Nesse dia, às 7 horas, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, será celebrada a Missa da Pátria.