Cerimônia marcou a entrega da adutora, construída graças a acordo de reparação com a Vale pelos danos ao Rio Paraopeba
Na tarde da última segunda-feira (8), foi inaugurado oficialmente o Sistema de Captação Águas do Pará. A cerimônia que marcou a entrega foi realizada em frente à Prefeitura de Pará de Minas, com a presença de lideranças políticas, empresariais e representantes da sociedade civil organizada de Pará de Minas e de diversos municípios. O Deputado Federal Diego Andrade e o suplente de senador e Diretor do Senado Federal, Alexandre Silveira, prestigiaram o evento.
Construído como forma compensatória graças ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela Prefeitura de Pará de Minas com o Ministério Público e a mineradora Vale, o Sistema de Captação Águas do Pará recuperou a segurança hídrica do Município após a suspensão do sistema de Abastecimento do Rio Paraopeba, em janeiro de 2019. A utilização desse complexo, cancelada em virtude da contaminação do rio pelos rejeitos gerados pelo rompimento da Barragem I da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, retirou de Pará de Minas o abastecimento de 17 milhões de litros de água por dia.
A estrutura do novo sistema é modelo para o Brasil e abrirá oportunidades para o desenvolvimento do Município, por meio da atração de novas empresas. A água bruta do Rio Pará, captada no município de Conceição do Pará, está sendo direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas, e distribuída para a população, conforme todos os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. A rede adutora deste novo sistema conta com uma adutora de 48 quilômetros de extensão, uma das maiores do país. Sua vazão é a mesma da antiga adutora do Rio Paraopeba.
O Prefeito Elias Diniz afirma que o Sistema de Captação Águas do Pará deixará um legado de esperança, vida e desenvolvimento para as futuras gerações de Pará de Minas e região. Ele lembra que, durante todo o processo de implantação do sistema, não houve um dia sequer em que faltou água na cidade.
“É um sistema totalmente inovador, desde a captação até o bombeamento, com segurança e controle moderno feito na central de monitoramento. Trabalhamos junto a nossos deputados estaduais, federais e senadores, para que pudéssemos conseguir o que hoje é um patrimônio para o Município. Agradeço também ao Ministério Público, que se esforçou para obtermos o acordo com a Vale.”
Elias Diniz acredita que Pará de Minas tende a crescer ainda mais, gerando emprego e renda, pois o fornecimento adequado de água favorece não só aos moradores, mas também às empresas da cidade. O agronegócio, por exemplo, responsável por uma parcela significativa da economia pará-minense, demanda uma grande quantidade de água em suas atividades.
Rodrigo Macool, Diretor da Concessionária Águas de Pará de Minas, compartilha da alegria do Prefeito diante da inauguração da obra. Segundo ele, a adutora trouxe novamente segurança hídrica ao Município. Além disso, ela afasta os riscos de desabastecimento, um problema vivido pela população pouco antes da chegada da concessionária, em 2015.
“Nossa adutora do Rio Paraopeba foi feita em tempo recorde, mas nos foi tirada de um dia para o outro, devido à tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho. Agora, com a nova adutora, a cidade está preparada para os próximos anos.”
Após um período de testes, incluindo uma operação assistida, encerrada no início deste ano, e a utilização durante a época de estiagem, a adutora encontra-se atualmente em pleno funcionamento.