Parceria com o Governo Estadual conta com tecnologia inovadora e torna o processo mais ágil
Na manhã da última terça-feira, 26, no Gabinete do Prefeito Elias Diniz, houve o anúncio da integração do sistema de emissão de alvarás da Prefeitura de Pará de Minas com a plataforma do Governo de Minas Gerais. Em razão desta integração, Pará de Minas assume posição de destaque no cenário estadual, pela agilização na liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para empreendimentos empresariais.
A iniciativa promete facilitar a vida dos novos empreendedores da cidade, tornando o processo de obtenção do AVCB mais simples e rápido. Segundo o Prefeito Elias Diniz, Pará de Minas está sendo uma das cidades mais inovadoras do Brasil, contribuindo para a geração de emprego e renda.
“Mais uma vez, Pará de Minas vai servir de modelo para o Estado, junto com Ribeirão das Neves e Igarapé, que são as outras duas cidades que também vão participar deste projeto de integração da base de dados. Queremos dar agilidade ao processo”, diz o Prefeito.
Um dos presentes ao encontro de divulgação da iniciativa foi Pedro Emboava, Superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Para ele, quando os comerciantes abrem seu negócio, eles querem iniciar as vendas o mais rápido possível.
“Frequentemente, por uma dificuldade de integração entre os dados fornecidos para a Prefeitura e para o Estado, o comerciante acaba tendo dificuldades para começar a vender, faturar e gerar riqueza para o Município, o Estado e o país.”
Segundo Pedro Emboava, o Estado tem investido em empresas de tecnologia que ofereçam apoio ao setor público. Uma dessas empresas é a Quasar, na qual foram investidos 80 mil reais para que ela pudesse compartilhar sua tecnologia com algumas prefeituras, especificamente.
“Com muito orgulho, anunciamos que Pará de Minas é uma das primeiras cidades a terem esse sistema implementado, que facilitará a abertura de novas empresas”, completa.
Lucas Guimarães, fundador e CEO da Quasar, responsável pelo sistema adotado pela Prefeitura, afirma que a ideia do sistema surgiu a partir dos relatos de dificuldades do Corpo de Bombeiros em coletar dados dos empresários mineiros para a expedição do AVCB. Ele observa que a adoção do sistema reduz, em média, em três dias o prazo para a finalização do processo.
“Apresentamos nossa solução ao Corpo de Bombeiros, para que, inicialmente, ela fosse testada em três municípios mineiros, para depois expandir para todo o Estado. As informações importantes são coletadas e os Bombeiros as analisam e classificam automaticamente o risco do empreendimento.”
O Secretário Municipal de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto, diz que o sistema reforça justamente algo que a Prefeitura tem buscado nos últimos tempos: a desburocratização. “À medida que os empresários forem utilizando, vão perceber que ele vai agilizar para eles e para os contadores, que acabam fazendo esse trabalho”.
Milton Guimarães, Presidente da Ascipam, enxerga a medida como uma inovação, em meio ao contexto da pandemia, que, segundo ele, “desalinhou” o Brasil. “O mundo de agora para frente é diferente, então vamos ter de lutar muito para sobreviver. Eu espero que com essa inovação nós possamos sair à frente em 2022, fortalecendo comércio, indústria e agronegócio”.
Amanda Faria, representante da CDL, vê a novidade como um presente para o empresário, e acredita que Pará de Minas avança para o desenvolvimento. “Não é a primeira vez que a cidade sai à frente nesta questão tecnológica. A administração tem se preocupado com a automação e está de parabéns”.