Programação do Maio Amarelo continua movimentando Pará de Minas.
Dentro da programação do Maio Amarelo, a Prefeitura de Pará de Minas resolveu tratar o tema sério, com o bom humor de uma comédia. Na terça-feira, 15 de maio, o ator Rony Morais apresentou no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida a peça Parada Obrigatória que teve dois objetivos: divertir e alertar.
Educadores, estudantes e autoridades assistiram a apresentação. “Os índices de acidentes nos preocupam muito e mais ainda quando sabemos que 90% deles poderiam ser evitados. Queremos com essa programação do Maio Amarelo alertar sobre a falta de atenção, imperícia e imprudência no trânsito”, disse Pedro Paulo dos Santos Alves, Gerente de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Pará de Minas.
A Prefeitura de Pará de Minas realiza até o final deste mês vários eventos para conscientizar a comunidade. Uma Lei Municipal autoriza o Município a realizar ações educativas para alertar a população sobre a importância de se prevenir acidentes de trânsito. “Nós temos uma preocupação crescente com a segurança de motoristas e pedestres. Nós precisamos formar a consciência do cidadão para termos a consciência para um trânsito mais seguro e organizado”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Júlio Oliveira. Marluce de Souza Pinto Coelho, Secretária Municipal de Educação, ressaltou que a campanha Maio Amarelo neste ano ganhou as salas de aula e está alertando alunos e educadores. “A segurança no trânsito está sendo tratada de forma interdisciplinar na rede municipal de ensino. Nossos alunos trabalharam o tema em diferentes abordagens”, explicou.
“Vale a pena educar e investir na educação para um trânsito mais seguro. Nosso objetivo aqui na cidade sempre foi esse. Queremos mostrar para a sociedade que podemos fazer um pouco mais por todos”, disse Marcos Vinícius de Oliveira, Proprietário da Autoescola Nacional, apoiadora do Maio Amarelo.
Já na terça-feira, 21 de maio, também com Rony Morais na direção, o Grupo Colibri encenou o esquete Circulando, no auditório da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães (CAIC), localizada no bairro Santa Edwirges. Na plateia, alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental relembraram os conteúdos estudados em sala de aula, de uma forma divertida. Patrícia Moreira, aluna do 5 ano, adorou as aulas e a apresentação teatral. “Achei bem legal. Aprendi que devemos olhar mais as placas de trânsito e que é importante atravessar as ruas nas faixas de pedestre. Vou contar para minha mães e tios o que aprendi”, disse entusiasmada. Sua colega Simone Evangelista Ramos, também destacou a importância da obediência à legislação para a segurança de motoristas e pedestres. “Devemos prestar atenção nas leis de trânsito. Se essas leis não forem respeitadas, muitas pessoas poderão morrer”, alertou. Para a professora Patrícia Flávia da Silveira Rodrigues, os trabalhos da campanha Maio Amarelo realizados em sala de aula terão um grande alcance. “Os alunos irão repassar os conteúdos para seus familiares. Certamente, nossos alunos serão pessoas mais conscientes no trânsito”, afirmou.
Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, às 15 horas, na Escola Municipal Dona Cotinha, no bairro Padre Libério, haverá a apresentação do esquete teatral Dupla Perigosa, pelos alunos do Grupo Cênico Tatu Bola, também sob a direção de Rony Morais.