Prefeitura apoiou Curso de Handebol ministrado por Washington Nunes. Treinadores de todo o Brasil participaram do evento.
Pará de Minas sediou de 9 a 11 de março, Curso de Handebol ministrado por Washington Nunes, Coordenador de Seleções da Confederação Brasileira e Técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina da modalidade. Treinadores de várias partes do país participaram do evento, realizado com o apoio da Prefeitura de Pará de Minas, no Centro Esportivo Professor Daniel de Oliveira Barbosa, na Escola Estadual Fernando Otávio. “É um prazer estar em Minas, por que é um Estado que tem um potencial muito grande de crescimento no esporte. Em Pará de Minas não é diferente, tanto que se deu ao trabalho de montar um curso e trazer pessoas para trocar experiências. Estou superfeliz em estar aqui”, disse Washington Nunes.
Yuri Renan Meidler veio de Joinville – Santa Catarina. Ele é técnico de handebol e viajou mais de mil quilômetros só para participar do curso. “Quem trabalha com handebol é apaixonado pelo esporte. Não é todo dia que se tem oportunidade de ter um curso com o técnico da seleção brasileira. Além disso, temos que estar sempre se capacitando e buscando conhecimento, sem falar nos contatos que a gente faz”, disse o jovem treinador que trabalha com 150 meninos e meninas de 10 a 20 anos de idade.
Francesli Aparecida Silva é técnica de Handebol em Pará de Minas e pratica a modalidade desde criança. Ela também não perdeu a oportunidade de ter, bem ao lado de casa, o técnico da Seleção Brasileira de Handebol. “Fiquei até emocionada. Pra mim que sou amante do esporte, foi uma excelente oportunidade. Foi uma chance que tivemos de aprender muito”, disse.
Cursos como o realizado em Pará de Minas têm o objetivo de padronizar a prática da modalidade e buscar resultados melhores em competições internacionais e até nas olimpíadas. “Todo esse trabalho é feito pensando em longo prazo. Então, para Tóquio em 2020, talvez a gente ainda não tenha um resultado melhor. Mas, com certeza para 2024 conseguiremos. Estamos tentando cada vez mais modificar a formação dos treinadores e fazer uma padronização da forma de jogar, tal qual a seleção tem. Eles, recebendo todas essas informações, teremos um vocabulário nacional de jogo e isso é fundamental para o desenvolvimento da modalidade”, completou Washington.
Cinquenta professores participaram do curso, além de 25 atletas que fizeram a parte prática de quadra. “É uma alegria para nós que estamos realizando o evento ver aqui vários estados representados. Isso mostra que o esporte tem crescido e quem está buscando conhecimento, não perde a oportunidade e vem de muito longe. Tem um Secretário de Esporte aqui que veio do Mato Grosso. Ele enfrentou quase 20 horas de viagem de ônibus. O Washington é referência na modalidade e ele disseminou aqui na nossa região o padrão de jogo da seleção brasileira”, disse Paulo Francisdale, Gerente de Esportes da Prefeitura de Pará de Minas.