Escola de Música vai além das paredes e alcança excelentes resultados.
Trabalhos sociais, que levem melhorias para a população é uma das metas da Prefeitura de Pará de Minas. A união das secretarias disponibilizam um leque maior para àqueles que necessitam de um momento terapêutico e de leveza, que agregue em seu tratamento. A Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho criou o Projeto Música Solidária e avançou as barreiras da escola levando música para os acolhidos do Cersam, APAE e Centro de Convivência e Saúde Mental – Caminhos da Esperança. “Eu me tornei dependente químico com oito anos e era uma pessoa muito depressiva. Já fui internado diversas vezes e com a música encontrei um jeito diferente de me alegrar, espairecer. Mesmo vivendo sozinho me sinto uma das pessoas mais felizes desse mundo. A música mudou a minha vida”, disse Zenóbio José dos Anjos, paciente do Centro de Convivência e Saúde Mental – Caminhos da Esperança.
Toda semana a Diretora da Escola Walkíria Moreira, juntamento com um aluno da Escola de Música visitam as entidades acima citadas e levam música, alegria e solidariedade. “Aqui no Cersam a oficina de música é uma das oficinas mais concorridas. Eles gostam de participar e conseguimos observar a melhora dos pacientes com a música. Vemos a alegria estampada em seus rostos”, disse Waldemar Bicalho Campos, Coordenador da Saúde Mental.
De acordo com Walkíria Moreira, diretora da Escola de Música essa parceria foi uma alegria para todos. “A música tem o poder de ultrapassar essa condição do ser humano e resgatar a sua vontade de se comunicar e se relacionar com o outro. A música traz um benefício emocional muito grande. Na APAE, nós tivemos uma grande surpresa. Um autista participou da nossa oficina e cantou o tempo todo. Isso é muito significativo para nós músicos”, disse.