Visita de profissional do turismo fortalece políticas voltadas ao setor
Com o objetivo de fomentar o turismo de experiência, valorizar as tradições regionais, gastronomia, e também as artes, esteve em Pará de Minas a turismóloga e gestora do Circuito Trilha dos Bandeirantes, Cecília Galvão. Na ocasião foram debatidos projetos de relevância para o desenvolvimento turístico local e entender como funciona o programa de Regionalização do Turismo.
A turismóloga foi convidada pelo presidente do Conselho de Turismo de Pará de Minas, Sérgio Claret que junto aos representantes da Emater, Kênia Lasmar e Fábio Morais debateram questões relacionadas ao turismo local. O Contur atua como instrumento para o desenvolvimento da política de turismo, seja municipal, estadual ou federal, e tem buscado promover ações de fomento à atividade. Cecília Galvão apresentou o projeto de criação da Rota Integrada da Cachaça dos Sertões, Terras do Sol Poente. Segundo Cecília Galvão, a iniciativa visa resgatar e promover uma nova oferta turística, além de favorecer as boas práticas entre os circuitos regionais. “A ideia é valorizar a origem e a identidade geográfica da cadeia produtiva da cachaça, desenvolvida desde o século XVIII aos dias atuais”, destaca a turismóloga.
A cachaça de alambique há mais de três séculos vem cativando paladares e agregando valores à cultura do meio rural, além de gerar renda para muitos mineiros. A bebida carrega memórias do contexto histórico-social no período colonial, as estradas reais e o caminho novo dos sertanistas percorridos entre São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Para o Presidente do Comtur, Sérgio Claret, Pará de Minas não pode ficar de fora desta iniciativa pela sua história, localização pela tradição dos alambiques e as atividades fomentam políticas de turismo local. “ O nosso objetivo é valorizar o produtor rural e ajudar a divulgar esse produto artesanal, tão presente na história de Pará de Minas, trabalhando no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para o turismo. Pará de Minas tem um potencial muito grande, que poderá ser melhor trabalhado. Não só Pará de Minas, mas toda a região tem muito a ganhar com o turismo, finaliza”.