“O Rei Negro do Picadeiro” será o tema da Acadêmicos do Salgueiro, que em 2020 homenageará os 150 anos de Benjamim de Oliveira.
Um dia de festa e envolto na atmosfera alegre e colorida dos espetáculos circenses marcou o lançamento do enredo do Acadêmicos do Salgueiro para o Carnaval 2020, que homenageará o pará-minense Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, que completaria 150 anos em 2020. O Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte, e o Assessor de Cultura, José Roberto Pereira, participaram do evento realizado no último domingo, 5 de maio, como convidados especiais. “Ficamos surpresos com a receptividade e o quanto Pará de Minas foi bem acolhida no evento. Levamos as informações da cidade, por meio do livro ‘Pará de Minas, meu amor’, que também traz a história do Benjamim de Oliveira. Entregamos ao carnavalesco e ao presidente da escola a história de Pará de Minas e nos colocamos a disposição”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.
A Prefeitura pretende firmar uma parceria com a Escola e promover um intercâmbio cultural e artístico. “Em nome da Prefeitura, entregamos ainda uma carta, que solicita a parceria. Queremos deixar claro que, em momento algum, houve interferência do Município de Pará de Minas na escolha do tema do enredo. Não haverá investimentos financeiros por parte da Prefeitura. O Acadêmicos do Salgueiro escolheu o tema antes de contatar a Prefeitura. Depois que a notícia foi dada é que recebemos o telefonema deles. Não existe nenhuma tratativa de financiamento desse evento para promover a cidade. Nosso objetivo é mesmo o intercâmbio cultural, através de exposições, apresentações e, quem sabe, trazer o Salgueiro aqui”, disse Paulo.
Com Benjamim de Oliveira a escola de samba tentará levar, pela décima vez, o título de campeã do Grupo Especial mantendo as tradições de enaltecer e valorizar a temática negra na Marquês de Sapucaí como Zumbi dos Palmares e Chica da Silva. “Enaltecer o negro, elevá-lo a condição de protagonista em seus desfiles sempre foi uma característica forte do Salgueiro e, para o ano que vem, a gente aposta na representatividade para fazer uma grande apresentação. Viemos de dois enredos fortes, com a pegada afro e eu conversei com o presidente que poderíamos trabalhar algo mais lúdico, colorido, leve e que tivesse uma mensagem importante para a atualidade. Chegamos ao Benjamin, um personagem pouco conhecido, pouco reverenciado, mas com uma contribuição imensa para a arte”, diz Alex de Souza, o carnavalesco da Escola.
No evento, empresários e artistas puderam ter ideia do que a escola levará para a Avenida. O ator Ailton Graça, que já desfila na escola há alguns Carnavais, fez questão de participar da apresentação, representando o personagem central do enredo. “Recebi a notícia do enredo com uma emoção ímpar porque o Benjamin me inspirou enquanto artista. Fui palhaço, sou ator e, assim que soube da ideia do Alex, já comecei a pensar em mil possibilidades. O mundo precisa conhecer mais esta história”, comentou o ator.
Diversos artistas e personalidades também celebraram a escolha do tema. Representando a família do homenageado, neta, bisneta e tataraneto de Benjamin também participaram do evento. A festa terminou com animada roda de samba, tendo a rainha da bateria Viviane Araújo tirando o som no pandeiro.