Em 12 meses, mais de 100 mil pessoas foram atendidas na unidade. Tempo de espera e reclamações diminuíram.
No dia 29 de junho de 2017, a Prefeitura de Pará de Minas iniciava uma das ações mais importantes dos primeiros meses da Administração Municipal. A inauguração da UPA 24 horas marcou um avanço no atendimento de urgência e emergência na cidade. Aproximadamente 100 mil pacientes receberam cuidados de saúde na unidade nestes primeiros 12 meses de funcionamento. “Foi um marco para a mudança na saúde da população da nossa cidade. Esta unidade que completa um ano trouxe uma nova proposta e tem dado resultados positivos para a população”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte.
E não foi só colocar a UPA pra funcionar. Ainda em 2017, a Prefeitura de Pará de Minas se empenhou para conseguir o credenciamento da entidade no Ministério da Saúde. A homologação veio no mês de outubro. A medida era aguardada há mais de 12 anos, desde a época do antigo P.A. “A homologação da UPA trouxe pra gente um valor de R$ 175 mil do Ministério da Saúde, além de R$ 25 mil que seria uma contrapartida do Governo do Estado, mas esta não estamos recebendo. Esperamos que a partir do próximo ano possamos receber também esse valor e, assim, teremos condições de atender ainda mais a nossa população”, disse o Prefeito Elias Diniz.
Neste período, a UPA 24 horas se tornou referência regional no atendimento de saúde. A unidade recebe pacientes de Pará de Minas e mais oito municípios da região. Outra conquista da nova gestão foi a queda no número de reclamações e ocorrências policiais que frequentemente eram registradas no P.A. “Isso graças a um modelo de gestão inovado, olhando bem a parte técnica e também o prontuário eletrônico que nos favoreceu bastante”, disse a Diretora da UPA 24 horas, Geane Pinheiro. “Claro que uma unidade enfrenta diversos desafios e nós vamos continuar enfrentando sempre. Há períodos com mais atendimentos, há outros com menos, mas nossa proposta é cumprir os protocolos, dentro dos prazos, respeitar o cidadão em primeiro lugar e atendê-lo na sua necessidade”, completou Paulo Duarte.
O trabalho realizado pela Prefeitura na UPA ganhou o reconhecimento da população. “Está muito rápido o atendimento, as pessoas atendem a gente com muita educação”, disse Larissa Adriele Leite Santos, Balconista de Padaria, que acompanhava a tia em atendimento na unidade.
Só no primeiro quadrimestre de 2018, a Farmácia da UPA dispensou quase 89 mil medicamentos. O laboratório da unidade realiza em média 20 mil exames todos os meses.