Vacinas enviadas pelo Estado terminaram no 1º dia da campanha. Novos lotes serão liberados semanalmente
O primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe transcorreu dentro da normalidade na Policlínica e nas 23 UBSs de Pará de Minas. Segundo a responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva, não houve aglomeração em nenhuma sala de vacinação. “Somente na Policlínica, foram atendidos aproximadamente 600 idosos.
Para evitar aglomeração de pessoas, estabelecemos um fluxo que otimizou os processos de conferência do cartão, da aplicação da vacina e das anotações. Chegamos a vacinar alguns idosos em seus carros”, ressaltou. Nessa segunda-feira, equipes de vacinadores também imunizaram todos os idosos residentes na Cidade Ozanan. De acordo com as etapas determinadas pela Gerência Regional de Saúde, profissionais da saúde que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição serão imunizados até esta terça-feira. Os que trabalham na UPA 24 Horas serão vacinados nos dias 25 e 26.
As vacinas encaminhadas pelo Governo do Estado foram suficientes apenas para esta segunda-feira. “Pará de Minas recebeu apenas 3 mil doses. De acordo com a nossa meta, deveremos vacinar, no mínimo, 26 mil pessoas, que representam 90% do nosso público alvo. Aguardarmos o envio de mais vacinas”, acrescentou Érica. A Secretaria Estadual de Saúde informou a todas as prefeituras que fará remessas semanais de novos lotes. A disponibilidade das vacinas na Policlínica e nas UBSs será comunicada tão logo elas sejam liberadas para o Município.
Na primeira fase da campanha, serão imunizados idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde. Na segunda, a partir de 16 de abril, será a vez de pessoas com doenças crônicas, professores das redes pública e privada de ensino, profissionais das forças de segurança e de salvamento. A Campanha entrará na sua última etapa no dia 9 de maio, com a imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.