Imunização protege sistema respiratório de agravos.
Começa, hoje, 9, a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha de vacinação contra a gripe teve início, em todo o Brasil, no mês de abril. A imunização teve início pelos grupos prioritários, compostos por crianças com até seis anos de idade, idosos, professores, entre outros.
Entre os objetivos da imunização está o de impedir que o sistema de saúde seja ainda mais sobrecarregado com a doença. O vírus Influenza também pode ser letal ao afetar o sistema respiratório, principalmente com a chegada do outono, quando há queda de temperatura e os casos tendem a aumentar.
Segundo a Enfermeira e Referência Técnica no setor de saúde em Pará de Minas, Ana Clara Meytre, as pessoas não têm dado atenção às demais vacinas no período pandêmico e reforça a importância da vacinação. “As pessoas procuram menos imunobiológicos, que protegem contra doenças que não são tão prevalentes. Esse ano temos a Campanha da Influenza, estamos tendo dificuldades em alcançar a meta de vacinação. É muito importante que as pessoas recebam e que procuram as unidades básicas de saúde. A influenza é um dos vírus que causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave. É importante que as pessoas do grupo alvo da campanha recebam a vacina contra a gripe, para que possam se prevenir de outras doenças”, afirma.
Ainda segundo Ana Clara, as pessoas devem se atentar ao cartão de vacina. “Pedimos para as pessoas ficarem atentas ao cartão de vacina, se tem uma data escrita a lápis, é a data do retorno de alguma vacina que não foi aplicada. Quem estiver com alguma vacina atrasada, deve procurar a unidade básica de saúde mais perto de casa, para ficar com a vacinação em dia. As vacinas protegem contra as doenças que a gente consegue prevenir”, finaliza.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 9 de julho. Seu público alvo inclui crianças entre seis meses e seis anos de idade; gestantes e puérperas; indígenas; trabalhadores da saúde; idosos a partir de 60 anos; professores das escolas públicas e particulares; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas, das 7h30 às 15h30.