Meninos e meninas podem ser levados a qualquer Unidade Básica de Saúde para receber as doses.
A Secretaria Municipal de Saúde convoca meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 para se vacinarem contra o HPV. Em todo o país, mais de 20 milhões de crianças e adolescentes devem ser imunizados. “A vacina está no calendário desde 2014 para essa faixa etária da população. Essa campanha foi lançada agora para reforçar a importância da imunização contra o HPV”, disse Erica Regina da Silva, Coordenadora do Setor de Imunização da Prefeitura de Pará de Minas.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses. Em Pará de Minas, ela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. “Essa vacina previne cânceres de colo do útero, da vulva, região anal, pênis e orofaringe. A vacina não tem restrição, só se apresentar algum evento adverso após a primeira dose”, completou Erica.
De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no Brasil previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV16 /18.