Anvisa recomendou a suspensão imediata da imunização desse grupo com a AstraZeneca
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (10), uma nota técnica recomendando a suspensão do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. Segundo a agência, as grávidas devem ser vacinadas apenas com a Coronavac ou a Pfizer. Com a recomendação, a imunização das gestantes com comorbidades, prevista para esta quarta-feira (12) em Pará de Minas, fica suspensa.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde ainda não informaram quais serão as providências a serem tomadas para a vacinação do grupo. “Todas as vacinas que recebemos para a imunização desse público são da AstraZeneca e, portanto, a vacinação para ele fica suspensa. Aguardamos a chegada de doses da Coronavac para imunizar as gestantes”.
Wagner Magesty frisou ainda que a vacinação dos demais públicos será feita conforme o cronograma estabelecido, já que não há nenhuma contraindicação. Portanto, as puérperas (até 45 dias após o parto), por exemplo, grupo cuja imunização está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (12), podem tomar a vacina normalmente.