![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/obra-vale-2.jpg)
Dois ribeirões da região de Córrego do Barro vão fornecer água para a cidade.
As obras na região de Córrego do Barro, que vão viabilizar a captação de água dos ribeirões Moreiras e Cova Danta, seguem em andamento. O reservatório já existente no local está sendo interligado à adutora da empresa Águas de Pará de Minas. A ação é um dos compromissos firmados pela Mineradora Vale com a Prefeitura, para amenizar os transtornos causados pela poluição do Rio Paraopeba logo após o rompimento da barragem de Brumadinho.
No dia 27 de março, o Prefeito Elias Diniz esteve no local da obra e acompanhou de perto a evolução do trabalho. “O andamento está acima da nossa expectativa. Esse reservatório vai disponibilizar 50 milhões de litros de água. Isso vai fazer com que Pará de Minas enfrente com mais tranquilidade o período de estiagem, ampliando o abastecimento feito por meio dos Ribeirões Paivas e Paciência e dos poços artesianos que hoje abastecem a cidade. Além da adutora, está sendo construída também a linha de transmissão de energia elétrica para colocar o novo sistema em funcionamento”, disse Elias.
A Vale realiza a obra, atendendo exigência da Prefeitura e do Ministério Público, por meio de um Termo de Compromisso assinado no dia 18 de março. “Além desse sistema de captação alternativo, que é uma solução a curto prazo, a mineradora também assumiu o compromisso conosco de construir uma adutora de aproximadamente 50 quilômetros para buscar água do Rio Pará. Está sendo feito o projeto dessa nova adutora. A Vale tem um ano e um mês para executar essa obra”, explicou Elias Diniz.
Desde o dia 29 de janeiro Pará de Minas não é abastecida com água do Rio Paraopeba.