Prefeitura inaugurou reestruturação da Escola Municipal de Música. Em 2017 eram 147 alunos, hoje são 900.
Na quinta-feira, 27 de junho, a Prefeitura de Pará de Minas inaugurou a reforma, reestruturação e a ampliação da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho. A sede instalada na Praça Torquato de Almeida, no prédio da antiga Câmara Municipal, está pronto para atender melhor os alunos. “A Prefeitura fez uma reforma no prédio, pintou a escola, reformou o auditório, consertou aparelhos de ar condicionado e fez parcerias para o recebimento de doações. Além disso, fizemos uma reestruturação na grade de cursos. A escola passou a oferecer oficinas de teclado, violão, técnica vocal e escritura de partituras. Fizemos também uma ampliação no atendimento da musicalização infantil”, disse Walkiria Salgueiro, Diretora da Escola Municipal de Música Geraldo Martins.
A história da Escola também ganhou destaque. Durante a inauguração, foi apresentado o Cavaquinho feito pelo patrono da instituição, Geraldinho do Cavaquinho. Uma doação feita pela família do músico. “O meu pai fez o cavaquinho à mão. Depois que ele morreu, foi feita essa homenagem com o nome da Escola de Música. Passado um tempo eu vim, conversei com a Walkiria e doamos o cavaquinho”, disse Cláudio Márcio Martins, Filho do Geraldinho.
A Escola Municipal de Música passou de 147 alunos em 2017 para 900 depois do processo de reestruturação administrativa. Hoje a Prefeitura oferece na instituição, gratuitamente, cursos para crianças a partir dos 4 anos de idade. Também disponibiliza oficinas de diversos instrumentos musicais e canto para adolescentes, jovens e adultos, além do curso de formação básica em música com duração de cinco anos. Oportunidade que tem formado músicos e despertado talentos. “A Escola para mim representa a arte na minha vida. Aqui, quando começamos a frequentar, se torna uma parte da gente, uma família”, disse a aluna Mírian Assumpção Chaves. “Quando vim para cá meu universo musical se abriu muito. Se eu não tivesse entrado na Escola de Música, eu não seria o mesmo”, disse o aluno Lucas Souza Moreira.
A programação da noite especial terminou com o tradicional recital de alunos da escola.