Prefeitura de Pará de Minas é considerada parceira de uma das tradições mais marcantes da arte mineira.
A Femicor (Federação Mineira de Coros) realiza um trabalho para valorização do canto coral no estado neste tempo de pandemia. Uma das ações reuniu quase 300 coralistas mineiros em um vídeo onde cantaram a música Amanhã, de Guilherme Arantes.
Pará de Minas foi representada pelo Coral Bittencourt. “A tradição dos corais é muito antiga em Minas Gerais, uma atividade muito forte em todo o estado, somente em Pará de Minas temos três grandes corais. Diante dessa importância do canto coral para nossa cultura, a Femicor reuniu aproximadamente 60 coros, neste período de isolamento social, para realizar esse trabalho. Os coristas gravaram, por meio de vídeo, individualmente, a sua voz. O resultado foi belíssimo”, disse Samuel Lopes, Regente do Coral Bittencourt.
A Prefeitura é considerada parceira do canto coral em Minas Gerais pela formação de coralistas na Escola Municipal de Música, por exemplo. “Muitas cidades interromperam suas atividades por completo, mas em Pará de Minas não foi assim. Quando a Femicor foi produzir o vídeo me perguntaram qual tem sido o olhar da Prefeitura de Pará de Minas sobre a cultura nesse tempo de pandemia, respondi que por aqui as atividades presenciais foram interrompidas, mas outras formas de se promover e divulgar o trabalho dos artistas foram criadas. As aulas da Escola Municipal de Música Geraldinho do Cavaquinho, por exemplo, durante um período, foram dadas a distância, online. Outra ação da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional neste período foi a criação do projeto Palco Virtual, onde artistas se apresentam por meio de vídeos disponibilizados pelas redes sociais”, completou Samuel.