Prefeitura de Pará de Minas inicia 2020 com ações de combate ao Aedes aegypti.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas realizará neste sábado, 11 de janeiro, das 8 às 13 horas, no bairro Grão-Pará, um mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti. O objetivo é eliminar os focos do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “Será o primeiro mutirão do ano. Escolhemos o Grão-Pará pelo resultado do estudo que é feito na cidade pela Fundação Osvaldo Cruz e pela Secretaria Estadual de Saúde desde outubro. Percebemos, junto com os pesquisadores que o bairro é um dos que tem maior concentração de ovos do mosquito na cidade. Então, nosso objetivo neste sábado é eliminar esses criadouros”, disse Adailton Antônio Moreira, Gerente de Combate a Endemias.
A população pode ajudar a Prefeitura e eliminar os focos do mosquito. Os Agentes de Combate a Endemias, passarão recolhendo os materiais. Os moradores do Grão-Pará devem colocar para fora de casa, no dia do mutirão, pneus, eletrodomésticos, móveis velhos e todo tipo de objeto que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito. “São 20 agentes de endemias escalados para o mutirão. Eles também vão bater de porta em porta, entregando sacos de lixo, para que os moradores eliminem pequenos criadouros dentro de casa”, disse o Gerente de Combate a Endemias.
A Secretaria Municipal de Saúde também já prepara a realização do primeiro LIRAa de 2020. O Levantamento do Índice Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti será realizado em todas as regiões da cidade de 20 a 24 de janeiro. “É um programa da regional de saúde. Serão sorteados aproximadamente 2 mil imóveis para receber o levantamento. Por meio do resultado do LIRAa, teremos a informação de qual região precisa de maior atenção nas ações de combate ao Aedes aegypti”, completou Adailton.