Evento acontecerá na quadra poliesportiva do CAIC, a partir das 8h.
Na próxima sexta-feira, 23 de novembro, a partir das 8h, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães (CAIC), será realizada a primeira formatura do programa Vigilantes da Natureza, uma iniciativa da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Lamil Lage Minérios Ltda, a Ama Pangéia, a Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), a empresa Águas de Pará de Minas, o Grupo Agro e a Fazenda Maniçoba. Com o objetivo de desenvolver a compreensão e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, ele tem levado até às salas de aula conhecimentos que possibilitam aos alunos atitudes sustentáveis.
O Programa Vigilantes da Natureza foi implantado no início de 2018, nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino. Aplicado em 11 unidades de ensino, ele atende a 465 alunos. Segundo a professora aplicadora Karina Lara, as aulas são semanais e enriquecidas com vídeos e atividades práticas que auxiliam a compreensão dos temas ambientais abordados. Dentre essas atividades, ela cita a separação do lixo seco e lixo úmido como forma de conscientização da coleta seletiva, a produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado e experiências com a decomposição do lixo, além da análise da conta de consumo de água. Durante o ano, os alunos também participaram de visitas à Lamil Lage Minérios para a compreensão do impacto ambiental e da revitalização da área, à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Pará de Minas, ao Sítio Botucatu, pertencente ao Grupo Agro, para perceber os cuidados no cultivo dos alimentos e à Fazenda Maniçoba para conhecer o biodigestor, uma alternativa eficiente no tratamento de dejetos de suínos.
O Assessor Cláudio Feliciano da Silva destaca que o programa de educação ambiental da Secretaria Municipal foi alterado neste ano, tendo sua duração ampliada de 3 meses para todo o ano letivo. De acordo com ele, a avaliação do Vigilantes da Natureza junto aos educadores e aos próprios alunos foi muito positiva.