Oficina faz parte da programação da IV Semad e tratou da elaboração do Plano Intersetorial de Políticas sobre Drogas
Dando continuidade à Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, o Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas) realizou, na tarde desta quarta-feira (23), no Sindicato Rural, um workshop com o objetivo de elaborar o Plano Intersetorial de Políticas sobre Drogas, que integra o Plano Plurianual da Saúde. Ambos os planos determinam medidas a serem tomadas em Pará de Minas pelos próximos quatro anos.
Neide Almeida, Secretária Executiva do Comad, diz que o conselho requisitou a seus parceiros sugestões de propostas para serem discutidas e, possivelmente, contempladas pelo Plano Intersetorial. “Hoje, estamos aqui para discutir essas propostas e ver o que podemos incluir no Plano. Trata-se de um momento histórico na construção das políticas públicas de combate às drogas no Município”.
Além da formação de grupos de discussão entre os participantes, o workshop teve duas palestras. A primeira foi da Psicóloga e Professora da Fapam, Eunaihara Marques, com o tema ““Eu e o outro”. Já a segunda palestra foi da Enfermeira e Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara Meytre, com o tema “Qual é o Plano”.
Um dos participantes da oficina foi o Presidente do Comad da cidade de Itaúna. Israel Antônio Neto afirma que a intenção de vir a Pará de Minas para o evento é, principalmente, o de promover uma integração entre os conselhos das duas cidades. “Buscamos também aprender novos meios de aplicar políticas públicas em Itaúna. Pudemos assistir a palestras que contribuíram muito para expandir nossa visão sobre possíveis políticas públicas de prevenção às drogas em nossa região”, completa.