Prefeitura é parceira de projeto que vai capacitar empresários para retomada dos trabalhos com segurança e responsabilidade.
Começa nesta segunda-feira, 15 de junho, o Workshop Retomada com Segurança e Responsabilidade, realizado por meio de uma parceria entre os circuitos turísticos Trilha dos Bandeirantes, Trilha dos Inconfidentes e a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com o apoio da Prefeitura de Pará de Minas.
Para manter o isolamento social, a programação que vai até sexta-feira, 19, será toda online. O workshop tem o objetivo de orientar proprietários de bares e restaurantes para, neste período de pandemia, trabalharem dentro das normas, seguindo protocolos específicos para o processo de reabertura dos estabelecimentos. “Vimos a necessidade dessa capacitação justamente por que falando de economia, o setor, se não foi o mais, foi um dos mais afetados pela pandemia. Não dá pra voltar a trabalhar de qualquer forma, por isso vimos nesse projeto, que vai rodar os municípios, começando por Pará de Minas, uma oportunidade de capacitação. Profissionais da Abrasel e do Sebrae vão falar de marketing, cozinha e gestão financeira, por exemplo”, disse Humberto Freitas Filho, Diretor Executivo da Abrasel.
“Bem no início deste período de pandemia o setor de turismo da Prefeitura de Pará de Minas entrou em contato com o Trilha dos Bandeirantes para discutirmos o que poderia ser feito para atender as demandas do turismo na cidade. A partir daí começamos a tratar com algumas instituições que já trabalham com as demandas do turismo e aí surgiu essa parceria com a Abrasel”, explicou Cecília Galvão, Gestora do Trilha dos Bandeirantes.
“Com esse workshop poderemos pensar também no pós pandemia, em como os empresários poderão se adaptar para receber seus clientes a partir de agora”, disse o Assessor Executivo da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Turismo, Glaydston Felipe.
O projeto do workshop pode ampliar as fronteiras do turismo na região, já que é uma preocupação das autoridades o atendimento seguro das pessoas em uma retomada das atividades. O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. “Para ter esse selo os empresários do setor devem seguir as exigências e se inscrever por meio do Cadastur. Convidamos todos os empresários da cidade e prestadores de serviço do setor para se qualificar por meio desses workshops e assim ter direito a esse selo. É uma preocupação da Prefeitura de Pará de Minas dar condições para que esses proprietários de bares e restaurantes possam voltar com toda segurança”, explicou Glaydston.
As inscrições para o Workshop Retomada com Segurança e Responsabilidade podem ser feitas no site Syplma por meio desse link: www.sympla.com.br/workshops-de-retomada-para-servicos-de-alimentacao-fora-do-lar—sebrae-abrasel-e-parceiros__874620