Jogo é utilizado como ferramenta de aprendizagem em escolas da Rede Municipal.
Começou na última semana, o projeto de iniciação ao xadrez nas Escolas Municipais Dom Bosco, Professora Izaltina Mendonça Meireles e Dona Cotinha. As aulas serão ministradas por alunos da Escola Municipal Marechal Deodoro, do povoado de Meireles.
De acordo com o Diretor do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Educação, a prática do xadrez além de estimular o intercâmbio entre as escolas, vai desenvolver o raciocínio dos alunos. “O xadrez será utilizado para incentivar o relacionamento entre os alunos de outras escolas, e posteriormente, os estudantes que estão aprendendo, poderão repassar o conhecimento para outros. Além disso, pretendemos melhorar a concentração nos estudos”, disse.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, que desenvolve a capacidade cognitiva do jogador. Vários projetos apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
Não são somente as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição também são trabalhadas. O objetivo da Secretaria de Educação é levar a prática para todas as escolas da Rede Municipal de ensino.
Nas Escolas Municipais Dom Bosco e Professora Izaltina Mendonça Meireles, as aulas serão às segundas-feiras e na Dona Cotinha às sextas-feiras, todas no período da tarde.